Terça, 19 de outubro de 2021

09/10/2021 às 17h47

37

Clodoaldo Vizácaro

Londrina / PR

Londrinenses fazem “farofa de formiga” após invasão de tanajuras; vídeo
Londrinenses fazem “farofa de formiga” após invasão de tanajuras; vídeo
Londrinenses fazem “farofa de formiga” após invasão de tanajuras; vídeo
Imagem: Rosangela Florindo

Muita gente não sabe, mas a popularmente conhecida como “farofa de içá”, é uma iguaria da culinária feita com a parte inferior do abdome da tanajura (a fêmea da formiga saúva). Em Londrina e região, com a revoada deste tipo de inseto, moradores estão colocando o famoso prato à mesa. Alguns leitores, enviaram imagens e vídeos dos pratos.


O consumo da formiga vem da cultura indígena e nos dias atuais é um hábito popular da região do Vale do Paraíba, típico da comida caipira do interior de São Paulo. O alimento possui cerca de 30% de gordura e 15% de proteína.


A cozinheira Rosângela Florindo, que faz a tradicional farofa em Londrina, explicou ao TEM que o sabor se aproxima do famoso torresmo. “Pegamos na calçada, no quintal ou na obra onde meu esposo trabalha. Muitos não acreditam que nos comemos mas, mas ela é boa e tem gosto de torresmo”, explica a cozinheira que administra um canal sobre gastronomia no Youtube. “É um prato rico em proteína”, conta.


“Juntou um monte delas aqui em casa e nós decidimos fazer a farofa. É muito saborosa”, contou também o cantor Moisés Ribeiro, que enviou um vídeo ao TEM. A receita é da esposa dele, Micaelly Ribeiro. Eles que vieram de Minas Gerais e moram em Londrina há 5 anos, e disseram que já faziam a iguaria desde antes


.A cozinheira Rosângela Florindo, que faz a tradicional farofa em Londrina, explicou ao TEM que o sabor se aproxima do famoso torresmo. “Pegamos na calçada, no quintal ou na obra onde meu esposo trabalha. Muitos não acreditam que nos comemos mas, mas ela é boa e tem gosto de torresmo”, explica a cozinheira que administra um canal sobre gastronomia no Youtube. “É um prato rico em proteína”, conta.


“Juntou um monte delas aqui em casa e nós decidimos fazer a farofa. É muito saborosa”, contou também o cantor Moisés Ribeiro, que enviou um vídeo ao TEM. A receita é da esposa dele, Micaelly Ribeiro. Eles que vieram de Minas Gerais e moram em Londrina há 5 anos, e disseram que já faziam a iguaria desde antes.



FONTE: temlondrina

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 Londrina TV - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Gadi Sistemas de Sites