Terça, 19 de outubro de 2021

23/09/2021 às 00h25

37

Gabriel Mondeck

Primeiro de Maio / PR

Projeto de incentivo à leitura precisa de apoiadores
Projeto precisa de doações para transformar geladeiras em "mini bibliotecas".
Projeto de incentivo à leitura precisa de apoiadores
“Gelateca” – projeto transforma geladeiras em bibliotecas e incentiva a leitura – Imagem: Lucas Marcondes

O projeto “Leitura na Rua Tamarana” prepara-se para promover a grafitagem de mais cinco geladeiras inservíveis e transformá-las em pontos de incentivo à leitura para cidadãos de Tamarana e região. Ao longo dos últimos meses, apoiadores já doaram os eletrodomésticos que não funcionam mais e o objetivo agora é levantar recursos para bancar a pintura.


O “Leitura na Rua Tamarana” é uma iniciativa voluntária conduzida pelo jornalista Lucas Marcondes Araújo. A ideia é usar geladeiras que já não servem mais para sua função original transformando-as em uma “mini biblioteca”, capazes de chegar aos mais diversos lugares levando o incentivo à leitura. O projeto conta conta com o apoio de uma rede informal de cidadãos tanto do próprio município quanto de fora dele – e até de outros estados e do exterior. Eles já doaram centenas de livros desde o início do projeto, em agosto de 2019.



No acervo, tem livros para todas as idades – Imagem: Lucas Marcondes


Com a grafitagem das três primeiras geladeiras, em meados de 2020, mais de 1.200 títulos, principalmente de literatura, já foram colocados em circulação para serem emprestados, e “devorados”, pela população tamaranense.


A nova leva de geladeiras será abrigada em localidades distintas do município e região – entre elas, duas atrações turísticas da Zona Rural de Tamarana e também em Lerroville, distrito de Londrina. Cada “gelateca” deverá abrigar ao menos 350 livros.


Pessoas interessadas em contribuir financeiramente com a grafitagem podem entrar em contato com o “Leitura na Rua Tamarana” pelo telefone (43) 99941-9341 (WhatsApp), pela página do projeto no Instagram ou por meio do e-mail leituranaruatamarana@gmail.com.

FONTE: temlondrina

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 Londrina TV - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Gadi Sistemas de Sites